Curso de nivelamento prepara os calouros para início das aulas

28 maio

nivelamento

Restando cerca de três meses para início do próximo período letivo, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), está ocorrendo a terceira edição do curso de nivelamento para os calouros.

Conforme acontece desde 2013, a iniciativa permite que os novos alunos tenham o primeiro contato com a Universidade antes mesmo do 1º período. Neste ano foram escolhidas para o nivelamento, as disciplinas das áreas de Química, Matemática, Metodologia do Estudo, Normas Básicas de Laboratório, Leitura e Interpretação, Lógica, Física e Cálculo que somam 18 turmas e atendem mais de 250 calouros.

O nivelamento acadêmico é parte integrante do Projeto ‘Tecnologias de gestão como instrumento de inovação tecnológica na gestão universitária com foco na retenção’ coordenado pelo técnico Firmino Rosas, desenvolvido pela equipe da Coordenação Acadêmica do ICET e Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica, conta com o apoio de alunos monitores e professores e técnicos do ICET e visa oferecer um suporte acadêmico para que o aluno novato integralize seu curso com qualidade e produtividade.

A bibliotecária Katiane Nogueira, que está ministrando aulas de Metodologia do Estudo conta que o objetivo da disciplina é ensinar aos alunos técnicas de estudo que possam ajudá-los nessa nova jornada na Universidade. “A ideia é facilitar o processo de estudo para que eles possam conhecer técnicas de pesquisa, de produção de conhecimento, de leitura, conhecer o espaço universitário e os seus ambientes de pesquisa como a biblioteca e os laboratórios de informática, as fontes de informação, enfim todo um conjunto de instrumentos que possam ambientar o calouro na vida acadêmica”, explicou.

O calouro Lucas de Oliveira, de Engenharia de Software, que esta fazendo nivelamento em Metodologia conta que está aproveitando bem o curso. “O nivelamento está sendo muito proveitoso estou aprendendo bastante coisas e eles está servindo para abrir a nossa mente, para ganharmos mais conhecimento e confiança, com ele estou aprendendo técnicas de leitura e produção de texto que vão me ajudar muito quando começar o período”, comentou.

Já para a coordenadora acadêmica, a professora Odinéia Freitas a ideia é cumprir o papel que a Universidade tem a oferecer a sociedade, ou seja, serviços públicos que atendam aos anseios da comunidade. “O projeto trabalha pela transferência de conhecimento onde quem já está na instituição a mais tempo acolhe e orienta os alunos novatos que são carinhosamente chamados de ‘nivelandos’ para que estes não sintam um impacto muito grande ao entrar na universidade”, comentou.

Ainda segundo Odinéia os calouros estão motivados e ansiosos para inicio do período. “É interessante observar que os alunos têm nos procurado, interessados em que haja uma turma de direitos e deveres e como atuar na universidade e isso demonstra que eles estão motivados para o início das aulas”, finalizou.

One Reply to “Curso de nivelamento prepara os calouros para início das aulas”