ICET produz álcool em gel para distribuição em Itacoatiara

23 mar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem alertado sobre o avanço no número de casos de Coronavírus no mundo. No Brasil e, especificamente, no Estado do Amazonas estes casos têm aumentado consideravelmente, em curto espaço de tempo.

Com objetivo de colaborar com o setor da saúde da cidade de Itacoatiara e de sensibilizar a população, é que o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), vem adotando medidas já preconizadas pelos órgãos de saúde na busca de evitar uma transmissão maior pela COVID-19 na região.

Assim, foi instituída uma equipe de trabalho pelo Diretor do ICET, Prof. Geone Maia Corrêa, com a participação de diversos servidores responsáveis por atividades que ajudarão o município no combate à COVID-19.

As atividades desenvolvidas pela equipe consistem na diluição de álcool, para que possam ser utilizados de forma eficaz na higienização dos ambientes nas unidades de saúde; a fabricação de álcool em gel, que será distribuído em locais estratégicos; a elaboração de materiais digitais com orientações à população sobre os cuidados e as formas de prevenção da doença, bem como a verificação das informações divulgadas nas mídias sócias, alertando a população quanto as possíveis fake news.

O docente Flávio Nogueira da Costa, responsável pela fabricação do álcool em gel no ICET/UFAM, destaca a importância da prevenção, orientação e da integração entre Universidade, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento à COVID-19. “Do ponto de vista social, a Universidade engaja-se numa luta que é de toda a sociedade. A universidade deve dar suporte para a população com orientações e fornecer aos profissionais de saúde, principalmente, materiais básicos necessários para conter o avanço da doença na cidade”, enfatizou o docente.

A fabricação de álcool em gel no Instituto é uma forma de ajudar a sociedade com um produto que está em falta no mercado, em virtude da grande procura ocorrida nos últimos dias. “Nesse momento, a utilização do álcool em gel mostra-se eficiente no combate à COVID-19, pois ele tem a capacidade de eliminar o vírus causador da doença”, de acordo com o docente Flávio Nogueira da Costa.

Para o Diretor do ICET, Prof. Geone Maia Corrêa, a Universidade por meio destas ações diversificadas cumpre e ressalta mais uma vez com a sua função e seu tripé de ensino, pesquisa e extensão.