ICET realiza ações de combate ao Coronavírus

25 mar

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), em colaboração com o Setor de Saúde da cidade de Itacoatiara, tem desenvolvido atividades para ajudar no combate à COVID-19, doença que tem se espalhado pelo mundo e feito milhares de vítimas. Uma dessas atividade é a diluição de álcool, importante para que as higienizações dos ambientes sejam feitas com um produto mais eficaz, além de aumentar o volume de álcool disponível nas unidades de saúde.

O docente Luíz Pereira da Costa, membro da equipe responsável pela diluição do álcool, destaca a importância do apoio técnico do Instituto neste momento. “O ICET/UFAM está se organizando com o objetivo de apoiar tecnicamente a comunidade itacoatiarense, considerando a extrema importância da higiene nesse momento de crise na saúde”.

O docente fala ainda sobre a dificuldade das unidades de saúde do município com materiais necessários para combater o avanço da COVID-19. “Temos percebido que o hospital e as unidades básicas de saúde começam a ter dificuldade com materiais básicos de higienização, de limpeza e de assepsia. Dessa forma, o ICET montou uma equipe de trabalho com docentes e técnicos do próprio Instituto, os quais estão ajudando na preparação de soluções antissépticas à base de álcool 70% e à base de hipoclorito.

Outras soluções estão em análise para ajudar na higienização dos ambientes das unidades de saúde. “Estamos averiguando outras possíveis possibilidades com soluções assépticas à base de iodo, que tem um caráter bactericida altíssimo e que pode nos garantir uma higiene eficaz no ambiente onde os pacientes serão recebidos”, de acordo com o docente Luíz Pereira da Costa.

Para a docente Margarida Carmo de Souza, estas e outras atividades, destacam o papel social da Universidade diante da comunidade. “O ICET, inserido na cidade há treze anos, tem um papel social muito importante e nesse momento de crise pelo qual o mundo vem passando, em virtude da pandemia de Coronavírus, ele é responsável por ajudar a população a combater o avanço da doença na cidade e conscientizar a população acerca dos perigos da doença e das formas de evitá-la.