ICET produz cartilha infantil sobre o Coronavírus

26 mar

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara, tem realizado ações de apoio e conscientização da população na luta conta o avanço da COVID-19 na cidade. Diante de tantas informações propagadas diariamente, é preciso orientar de forma diferenciada as crianças, com o objetivo alerta-las sobre os riscos e as formas de evitar a doença.

Nesse sentido, o Instituto produziu uma cartilha informativa voltada para o público infantil. Os professores responsáveis pela produção do material, Fabrício Valentim e Eliane Batista Freitas, explicam que atividades lúdicas e informativas facilitam o aprendizado.

Segundo a docente Eliane Batista, é necessário um olhar cuidadoso ao tratar dessas informações com as crianças. “Desde o início da pandemia, nós, os adultos, temos recebido um grande número de informações sobre o Coronavírus. Mas, e nossas crianças? Como têm sido informadas? Foi assim que o ICET/UFAM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um material onde pudéssemos falar às crianças pequenas e então pensamos no livreto com desenhos e pinturas. O desenho e a pintura são uma importante forma de linguagem para a criança e são essenciais para o pleno desenvolvimento das mesmas”, explica.

A professora lembra ainda que as atividades sugeridas contribuem para a construção de significação do pensamento infantil neste tempo de isolamento social. “Por meio do desenho e da pintura, a criança entende o mundo ao seu redor, além de se fazer compreendida algumas vezes pelos adultos, a partir das representações e diversas formas de desenho e pintura”, finaliza.

Neste momento de união e combate ao novo Conoravírus (COVID19) os professores da área de educação do ICET/UFAM também estão mobilizados e contribuindo na seleção e divulgação de materiais didáticos para que as crianças não fiquem ociosas em casa e sempre na perspectiva de educação em saúde que o contexto atual pede. Além disso, a área entrou em contato com profissionais de Libras da UFAM e SEDUC para que possa ser desenvolvido um vídeo destinado as crianças surdas do município e região.

Baixe a Cartilha AQUI