29 out

livro

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) recebeu na manhã desta quarta-feira, 28, a doação de um livro raro, editado em 1948, que detém um grande valor histórico para o município de Itacoatiara.

A obra que tem o título de Itacoatiara – Estudo social, político, geográfico e descritivo cuja autoria é do falecido Desembargador Anísio Jobim, que foi juiz de direito da comarca de Itacoatiara na década de 40, era parte da biblioteca particular do historiador Francisco Gomes e trata dentre outras coisas de um dos maiores acontecimentos do município, aBatalha Naval de Itacoatiara que ocorreu no ano de 1932, na frente da cidade e tratar-se do primeiro livro a fazer um estudo descritivo das relações sociais, jurídicas e territoriais da época.

DSC00037Segundo o historiador Francisco Gomes é de suma importância que a juventude possa ter a acesso a essas raridades e possa compreender a história da cidade em que habita. “Estou aqui para fazer a doação deste livro raríssimo, defendendo a importância de que a leitura é o melhor meio de produzir conhecimento. Estou me comprometendo em trazer outras obras de interesse regional e nacional, históricas e documentais, para a Biblioteca da nossa querida UFAM, para que fique a disposição da juventude estudiosa, dos alunos, dos professores, em fim, da comunidade de Itacoatiara”, exclamou.

Katiane CamposA bibliotecária Katiane Campos comentou que estava muito contente em receber uma obra deste valor histórico, sobretudo por se tratar de um livro que conta a história de sua cidade natal. “É uma alegria muito grande para mim, pois além de ser bibliotecária sou itacoatiarense, em receber essa obra, que detém uma importância histórica para o município e também para dos nossos acadêmicos. Nós já temos algumas obras do Francisco Gomes e agora mais esta do Anísio Jobim sem dúvida a biblioteca estará ainda mais enriquecida”, informou.

Segundo a bibliotecária, a obra passará por um tratamento técnico de restauração, será catalogada obedecendo aos ritos da Biblioteca Central para enfim ser incorporada ao acervo do ICET e ser disponibilizada aos leitores do município.

DSC00044A gerente da Biblioteca Setorial do ICET, a também bibliotecária Kátia Vasconcelos comentou que “é de rara importância para a Instituição receber uma obra desta que isso contribui para o resgate da história e memória da cidade, haja vista que no nosso acervo existem ainda poucas obras o assunto. Ela sem dúvida vai somar muito a Biblioteca do ICET”, finalizou.

One thought on “ICET recebe doação de livro histórico raro sobre estudo descritivo de Itacoatiara na década de 40.

1. Como filho dessa cidade querida, não poderia deixar de dar o meu apoio ao renomado Historiador Francisco Gomes pelo seu empenho em trazer obras desse porte para colocá-las ao alcance de estudantes estudiosos.
    A doação de tal livro, de certeza não empobrecerá sua biblioteca, uma vez que seu conteúdo já faz parte de seu acervo intelectual, sem falsa modéstia, posso afirmar que sua inteligência não deixaria por menos.
    Por tanto, apoio e louvo a iniciativa, desejando que a universidade, na pessoa de Katiane, faça bom proveito.