Biblioteca do ICET inicia 2017 com novos serviços

7 fev
image_pdfimage_print
WP_20170206_006
Cabines para estudos individualizados

A Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), está com novidades na infraestrutura e serviços disponíveis à comunidade acadêmica. Trata-se da instalação de 60 cabines individuais de estudos que foram instaladas na sala de leitura com o intuito de acomodar melhor os leitores.

WP_20170202_003
Mesas para estudos em grupo

O espaço, que antes era ocupado por apenas 10 mesas disponíveis aos usuários, deu lugar ao um ambiente bem delimitado por baias de MDF em que o leitor fica acomodado de modo mais reservado. Existem ainda mesas dispostas estrategicamente destinadas aos grupos de estudos.

Escâner disponível ao usuário

Outra novidade é a disponibilização de um escâner que permite a digitalização de partes específicas de livros e demais documentos disponíveis no acervo da biblioteca. Em sistema de auto serviço o próprio usuário terá acesso ao equipamento por 15 minutos, fazer as digitalizações e salvar em um pendrive, por exemplo. As digitalizações são de responsabilidade do usuário que, ao iniciar o uso, será alertado dos termos da  Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que trata dos direitos autorais.

Segundo a gerente do setor, a Bibliotecária Ana Daniela Simões da Silva, “a sala de estudos melhorou consideravelmente pois somente com uso as mesas  não abrigava o leitor de maneira adequada, além de estarem sempre lotadas. No que diz respeito ao escâner disponível na biblioteca trata-se da tentativa de dinamizar a consulta e pesquisa do acervo, existem obras que servem apenas à consulta local e com a digitalização o acesso ao material torna-se multiplicado. Quanto se trata de obras grandes e pesadas visando resguardar a integridade do livro a própria equipe da biblioteca fará a digitalização deixando o arquivo salvo nos computadores, já disposição dos usuários”, explicou.

 Ainda de acordo com a gerente já está no planejamento da equipe gestora do ICET a  aquisição de  mais pontos elétricos para a sala de estudos e  divisórias que separem o estudo individual do em grupo.

 A acadêmica Alessandra Reis, do curso de Engenharia de Produção, comentou que “foi uma boa novidade essa do escâner, acredito que com isso poderemos economizar o dinheiro que era gasto com xerox digitalizando partes de livros e estudando pelo computador. Estou gostando desse novos meios disponibilizados que nos possibilitem desenvolver, não só hábitos de leitura, mas também elaborar pesquisas”.

O diretor da Unidade, professor doutor Jorge Yoshio Kanda  comenta que os trabalhos referentes a biblioteca vêm expandindo-se de forma gradual. “No ano de 2016, foi instalado um sistema de antenas antifurto que aumenta a segurança da coleção de mais de 15 mil volumes do Câmpus de Itacoatiara. Com as novidades deste ano, a partir das melhores acomodações na Sala de Leitura da Biblioteca, haverá uma maior motivação para a prática de leituras e desenvolvimento de pesquisas. Em relação ao escâner, o acesso ao conteúdo bibliográfico será mais rápido, uma vez que o usuário não precisará gastar com a reprografia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *