10 out

Curso de Química Industrial recebe três estrelas no Guia do Estudante

DSC03447Em recente publicação do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, que realiza uma análise criteriosa dos cursos de instituições de ensino superior do Brasil, foi noticiado que o curso de Química Industrial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) novamente recebeu o selo de qualidade acadêmica de 3 estrelas da revista.

O selo é um certificado que é dividido em categorias de estrelas, pontuadas de um a cinco, de acordo com o reconhecimento atribuído ao nível dos cursos.

A avaliação dos cursos baseia-se em dados institucionais que são conceituados por professores, coordenadores de cursos, diretores de departamento e avaliadores do MEC.

O corpo de avaliadores analisou os questionários eletrônicos preenchidos pelos coordenadores de curso, respondendo questões sobre corpo docente, pesquisa, pós-graduação, instalações físicas, entre outras.

O objetivo da premiação é orientar os vestibulandos sobre os melhores cursos e instituições do país.

O coordenador do curso de Química Industrial, professor Gustavo Perotti destaca que o curso é premiado pela segunda vez consecutiva e ressalta “o comprometimento da gestão para melhorar as condições infraestruturais que aliado a dedicação do corpo docente no desenvolvimento das atividades e um planejamento integrado que permitiu uma melhor qualificação quadro de recursos humanos do curso que hoje conta com quase a sua totalidade doutores. Estamos trabalhando na adequação do Projeto Pedagógico de modo a modernizar a matriz curricular de forma a adequá-la a dinâmica do mercado. Somando-se a isso, vale ressaltar o numero de exemplares dos livros de Química Industrial que  praticamente dobrou simplesmente fazendo um revisão na Biblioteca com o apoio da Gerência. Estamos tratando junto a Coordenação Administrativa e Direção a aquisição de novos equipamentos que sem dúvida nenhuma darão um grande aporte ao curso”, comenta.

Para a discente de Química Industrial, Andreza da Silva “é importante à regularidade da premiação no GE mostra a importância dos investimentos em infraestrutura, a Universidade tem se empenhado em oferecer ferramentas para a melhoria do curso. Entendemos que esse apoio à aprendizagem tem apresentado bons resultados, o que nos motiva a continuar no caminho”, frisa.

Na mesma linha o também discente do curso, João Soares diz que “é fundamental que a Universidade se empenhe visando oferecer ferramentas que subsidiem o trabalho da comunidade acadêmica, garantindo condições para o desenvolvimento de metodologias inovadoras que vão ao encontro das necessidades dos acadêmicos”, pontua.

Para o Diretor do ICET, Professor Jorge Kanda, “as premiações recorrentes mostram o valor dos cursos do ICET e, sobretudo o empenho da comunidade acadêmica em busca da melhoria contínua. A avaliação foi construída com os coordenadores de curso repassando informações ao Guia do Estudante, apoiados pelos demais professores e direção. Trata-se de uma  publicação de credibilidade no ramo da educação no país que engrandece toda nossa equipe de servidores que se empenham diuturnamente em oferecer um ensino de qualidade reconhecido em nível nacional. Isso comprova, mais uma vez, o mérito do trabalho em equipe”, finaliza.