2 fev

ICET outorga grau a mais 35 profissionais

image_pdfimage_print

???????????????????????????????Na noite da última quarta-feira, 31, o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), celebrou a cerimônia de outorga de grau a mais 35 acadêmicos oriundos das turmas de Ciências – Química e Biologia; Ciências – Matemática e Física; Engenharia de Produção; Engenharia de Software; Engenharia Sanitária; Farmácia; Química industrial e Sistemas de Informação que receberam a titulação de licenciados ou bacharéis.

Presidida pelo Pró-Reitor de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor doutor Waltair Vieira Machado, que na ocasião representou o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Sylvio Mário Puga Ferreira, a solenidade teve a mesa de honra composta pelo Diretor do ICET, professor doutor Jorge Yoshio Kanda, pelo Prefeito de Itacoatiara, senhor Antônio Peixoto de Oliveira, pelo paraninfo do curso de Ciências – Química e Biologia e patrono do curso de Química industrial, professor doutor Elson Almeida de Souza, pela paraninfa do curso de Engenharia de Produção, professora doutora Rute Holanda Lopes, pelo paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor mestre Christophe Saint-Christie de Lima Xavier, pela paraninfa, patronesse e homenageada com o nome da turma de Sistemas de Informação, professora doutora Odette Mestrinho Passos.

Para os lugares de honra foram destaques o patrono da turma de Ciências: Matemática e Física, professor doutor Fernando Fulgêncio León Ávila, a patronesse do curso de Ciências – Química e Biologia, professora doutora Margarida Carmo de Souza, o patrono do curso de Engenharia de Produção professor Moisés Israel Belchior de Andrade Coelho, o patrono da turma de Engenharia de Software, professor doutor Vandermi João da Silva, o patrono do curso de Engenharia Sanitária, professor Rodrigo Couto Alves, o patrono do curso de Farmácia professor doutor Aluízio Gonçalves Brasil Júnior e homenageado com o nome da turma de Ciências: Matemática e Física, professor mestre Paulo Assunção Silva dos Anjos, a homenageada com o nome das turmas de Ciências – Química e Biologia e de Química Industrial, professora doutora Odinéia do Socorro Pamplona Freitas, a homenageada com o nome da turma de Engenharia de Produção, professora Ariane Batista Maquiné, a homenageada com o nome da turma de Engenharia de Software, professora mestre Lady Daiana de Oliveira Pinto, a homenageada com o nome da turma de Engenharia Sanitária Suéllenn dos Santos Hinnah e o homenageado com o nome da turma de Farmácia, professor doutor Daniel Tarciso Martins Pereira.

Waltair

Pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor doutor Waltair Vieira Machado

Durante seu discurso, o Pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor doutor Waltair Vieira Machado destacou a preparação dos formados para o atingimento dos objetivos. “É uma honra estar aqui nesta cerimônia e uma das razões é por ter participado da implantação desta Unidade Acadêmica, tive o privilégio de colaborar com o desenho inicial deste Instituto, hoje já bem desenvolvido e oxalá cresça bastante mais em razão das demandas que ainda virão. A nossa vida é dinâmica, ela é um constante luta pela sobrevivência, e parafraseando Lavoisier que dizia que o acaso não privilegia a não ser um mente preparada, aqueles que estão atentos enxergam as oportunidades e se preparados as aproveitam, se não estiverem preparados sequer perceberão a oportunidade. Portanto nós temos um grande prazer em entregar vocês à sociedade, que com o pagamento de impostos, os sustentou durante esses anos na academia. Agora devolvam com excelentes serviços o que vocês receberam de tão bom grado. Vocês estão se “casando” com a sociedade que os manteve aqui, desejo que neste casamento sejam muito felizes e frutíferos, desejo muito emprego, muita riqueza. Quero terminar desejando o pleno êxito nesta nova jornada de formados e que possam utilizar todo o conhecimento aprendido e visem sempre a mudança social”, discursou o Pró-reitor.

???????????????????????????????

Raissa Grana de Almeida, Licenciada em Ciências: Química e Biologia

A licenciada Raissa Grana de Almeida, oradora dos cursos, rememorou momentos da graduação. “Foram anos de dedicação, para cada formando aqui o ICET foi nossa casa, a faculdade foi o lugar de onde tiramos as lições que serão imprescindíveis à nossa vida e a formatura traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Amizades que irão nos acompanhar ao longo de nossa jornada. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado por cada um. Fomos  fortes,  passamos  por  muitas mudanças  e  conseguimos.  Seremos fortes  também  para  encarar todas  as  dificuldades  que  o  futuro  que  almejamos  nos reservar”, desejou.

Sirley

O bacharel em Sistemas de Informação, Sirley Cândido Marques ao lado do Diretor do ICET, professor doutor Jorge Kanda

O agora bacharel em Sistemas de Informação, Sirley Cândido Marques da Silva que ingressou no ICET na primeira turma, no ano de 2007, enfatizou a sua persistência para obter o tão sonhado diploma. “Ao longo desses dez anos de curso devo considerar que fui muito persistente e determinado, houve inúmeras dificuldades, por razões de trabalho tive que trancar o curso algumas vezes o que impactou um pouco com relação ao TCC, quase fui jubilado, recorri e consegui mais dois períodos, não foi fácil sair daqui formado. Neste meio tempo desde 2007 até o dia de hoje pude acompanhar a evolução que a UFAM teve em Itacoatiara, lembro que quando comecei o meu curso eram apenas cinco computadores para cinquenta pessoas, havia carência de espaço e estrutura, o ICET cresceu muito e é gratificante hoje acompanhar essa evolução toda”, comentou.

???????????????????????????????

Antônio Peixoto de Oliveira, Prefeito de Itacoatiara

 O Prefeito de Itacoatiara, senhor Antônio Peixoto de Oliveira mencionou a importância da educação para a construção do município. “O mundo está cada dia mais globalizado e é preciso criar, inovar, para que Itacoatiara no meio dessa floresta possa estar em destaque na tecnologia e no seu capital intelectual, nós precisamos, com ajuda de vocês preparar esse nosso município para o crescimento e em cada uma das suas funções sejam bravos, éticos e sonhadores. E aqui vai um desejo meu, vocês precisam voar muito mais alto, sigam seus estudos!”, exclamou.

???????????????????????????????

Professor Jorge Yoshio Kanda, diretor do ICET,

Ao felicitar os formados pela conquista da graduação, o diretor do ICET, professor Jorge Yoshio Kanda, destacou a importância da educação para a mudança da realidade. “Toda vez que tenho a honra de participar das cerimônias de outorga de grau tenho uma sensação de enorme felicidade por ver no semblante de cada um de vocês a alegria de receber um diploma. Esse momento é único em suas vidas, tenho certeza que ao saírem daqui hoje, tem suas mãos um diploma altamente reconhecido com a chancela de uma Universidade centenária certificando que vocês são capazes de exercer suas profissões com a maior qualidade. Desejo que vocês possam trabalhar com afinco para quebrar paradigmas e melhorar a sociedade, cobrem-se os mais altos padrões éticos, cabe a cada de vocês fazerem diferença para que possamos ter um Brasil melhor. Existem dois tipos de profissionais: os que esperam acontecer e os que fazem acontecer, e de certo vocês fazem parte do segundo grupo e é fazendo acontecer que construiremos uma sociedade cada vez melhor. Desejo todo o sucesso, continuem acreditando em vocês mesmos, não parem de lutar e que Deus possa abençoar a cada um”, desejou.

O diretor ainda rememorou a história do ICET quando destacou o papel da Universidade na para o município de Itacoatiara. “Um pouco antes da cerimônia lembrava com o professor Waltair Machado, que na época era o presidente da comissão de implantação da Unidade Acadêmica permanente de Itacoatiara, de uma audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal em que discutíamos com a sociedade itacoatirense sobre a importância dos seis primeiros cursos que seriam sediados no ICET, nesta época nós tínhamos apenas um único prédio com poucas salas de aula, o desafio naquele momento era expandir a Universidade e hoje percebo, após pouco mais de uma década, o quanto a Instituição cresceu. Cresceu e vai continuar crescendo, ano passado inauguramos a Residência Universitária e em breve será a vez do Campus 2, no quilômetro 5 da Rodovia AM010 e desta forma a Universidade Federal vai se consubstanciando e contribuindo de maneira efetiva para o crescimento e desenvolvimento do município de Itacoatiara e das regiões vizinhas”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *