14 maio

ICET recebe visita técnica do Ctic

image_pdfimage_print

Visita propiciou melhorias nos sistemas de Tecnologia da Informação além da troca de conhecimentos com a comunidade acadêmica

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic), por meio da Coordenação de Infraestrutura, realizou, entre os dias 23 e 27 de abril, uma gama de serviços voltados a melhoria dos sistemas de Tecnologia da Informação (TI), no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet/Ufam). Ao todo 19 ações foram executadas, com destaque para:

– Remoção dos antigos servidores proxy e firewall;

– Identificação e solução de problemas na rede sem fio;

– Teste de velocidade do novo link de 60Mb instalado em fevereiro deste ano (Saiba mais);

– Mapeamento e configuração de equipamentos distribuidores de rede e câmeras IP;

– Apresentação do ZM View, aplicativo mobile para visualização das câmeras de segurança de fora do Icet.

Umas das novidades foi a instalação de equipamentos e dispositivos VoiP (Voice over Internet Protocol) para telefonia via internet. Agora é possível fazer ligações gratuitas de dentro do instituto para o campus da Ufam em Manaus, e vice-versa, apenas com a discagem do ramal. Os novos números do Icet são: (92) 3305-1181 Ramais 2173 (Direção), 2172 (Coordenação Administrativa), 2174 (Coordenação Acadêmica), 2170 (Coordenação de Cursos), e 2171 (Gerência de Recursos Humanos).

Integração como troca de conhecimentos

Para o diretor do Icet, professor Jorge Kanda, a visita teve caráter técnico mas também social para a comunidade acadêmica. “O Ctic foi muito importante na otimização dos recursos tecnológicos utilizados em nossa unidade acadêmica. Essa colaboração do centro com as unidades fora da sede é fundamental para mantermos a motivação dos nossos servidores e alunos no desenvolvimento de suas atividades administrativas e acadêmicas. Com base nos relatórios da visita iremos buscar melhorias em hardwares e também em recursos humanos para usarmos a internet e outras tecnologias de forma plena”.

A aproximação técnica com os campi também foi destacada pelo diretor do Ctic, Carlos Magno. “Ressalto que a importância da ação, além de estreitar o relacionamento técnico entre as unidades, busca proporcionar a melhoria contínua da conectividade da comunidade acadêmica”.

O coordenador de Infraestrutura do Ctic em Manaus, Gerson Barreiros da Silva, enfatiza a troca de conhecimentos como o principal fator para o sucesso das ações. “As visitas fazem parte de um planejamento nosso de T.I aonde visamos levar o conhecimento que a capital adquiriu com as dificuldades encontradas para os campi. O VoIP, por exemplo, é um serviço que implementamos no Icet e ajudará bastante na redução de custos da universidade”.

Entre os dias 21 e 25 de maio o Ctic estará no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Ufam em Coari para, também, realizar serviços em equipamentos e sistemas tecnológicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *