Convite – Seminários de Matemática do ICET

18 maio
O Projeto Seminários de Matemática do ICET tem o prazer de convidar o corpo acadêmico, e demais interessados, para assistir ao seminário descrito abaixo:
Título: A bela e a Física: a álgebra da realidade
Resumo:  Os princípios de conservação são hoje os fundamentos da Física Moderna, eles representam uma evidente evolução na compreensão semiótica da Física, no que concerne aos instrumentos de representação matemática estruturada. Nesse seminário, abordaremos alguns elementos históricos-conceituais da relação entre a física e a evolução do estruturalismo matemático.  Tentaremos estabelecer uma linha de evolução da linguagem matemática iniciada com a inserção do cálculo diferencial de Newton e Leibniz até o teorema provado por Emmy Noether em 1918.  O teorema de Noether estabelece uma ligação geral e sistêmica entre as invariâncias sob transformações e as leis de conservação de grandezas físicas
Data e Horário: Dia 18 de Maio  de 2018, às 16 horas.
Local: Auditório do ICET.
O seminário será proferido pelo Prof. Dr.

Lúcio Fábio Pereira da Silva , que p

ossui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Amazonas (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Amazonas.

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação
(Seu Lattes pode ser acessado em

O projeto Seminários de Matemática do ICET(SM – ICET), coordenado pelos docentes Me. João Raimundo Silva Ferreira, Me. Fernando Júnior Soares dos Santos, Dr. Lucio Fabio Pereira da Silva, e equipe, sustenta-se no pilar principal de desenvolvimento nos acadêmicos da graduação, pós-graduação e pesquisadores das Ciências Exatas e da Terra o interesse pela pesquisa em Matemática Pura e Aplicada no Baixo e Médio Amazonas, através de temas que despertem no futuro pesquisador a paixão por esta área do conhecimento humano, através da facilitação do intercâmbio entre estes e assim contribuindo para o desenvolvimento local, tanto humano, quanto institucional. O projeto SM – ICET prevê realizações de seminários nas cidades de Coari, Itacoatiara, Parintins e Manaus, como parte de suas atividades, incentivando assim a pesquisa no Baixo e Médio Amazonas.
Para informações adicionais, ou interesse em participar do projeto, baixem o convite do seminário, e o folhetim de divulgação em anexo.