6 jun

Convite – Seminários de Matemática do ICET

O Projeto Seminários de Matemática do ICET tem o prazer de convidar o corpo acadêmico, e demais interessados, para assistir ao seminário descrito abaixo:

Título:  A evolução da física: da era Aristotélica aos quibits
Resumo: A física é certamente a ciência mais antiga da humanidade, e é encarada por muitos como uma disciplina “complicada”‘, e dentro das instituições de ensino superior é a que mais detém os alunos. A física descreve os fenômenos da natureza e a razão de tanta detenção dos alunos é certamente a forma de ensinar, pois em sala de aula o ensino é ainda do tipo Aristotélico, onde descrevemos os fenômenos naturais utilizando o quadro a giz (às vezes usamos a tecnologia do projetor e pensamos está revolucionando na metodologia do ensino). A metodologia pedagógica tem sido mudada em muitos locais no mundo, e citamos a recém-mudança deste paradigma de ensinar que o Instituto de Física da USP implantou nos cursos de física básica (sala invertida). A física não deve ser encarada pelos alunos como sendo um “monstro”, pois psicologicamente acarretará consequências sérias no seu aprendizado, mas encará-la como uma necessidade fundamental para a vida cotidiana. Não se pode mais um estudante, por exemplo, se “assombrar” ao ir ao shopping e ver a porta de entrada, ou mesmo ver o acender da luz, abrir automaticamente e não saber os princípios básicos envolvidos. Pretendemos neste seminário apresentar a evolução da ciência física, onde dividiremos o tempo cronológico em três partes: i) antes do século XVII, ii) entre o século XVII e XX e; iii) depois do século XX. A revolução na ciência sempre está acompanhada com revoluções tecnológicas na Sociedade. O método científico foi fundamental para entendermos a ciência física com conhecemos hoje, e desde então novos fenômenos são observados na natureza e o objetivo é o seu entendimento baseado neste método. Mostraremos como Galileu contribuiu significantemente para o entendimento da ciência em geral, representando a 1ª revolução científica, contribuindo para o desenvolvimento da física clássica entre o século XVII e final do século XIX (~400 anos). Veremos que o início do século XX representa a 2ª revolução científica, onde os fundamentos da mecânica quântica e a relatividade foram desenvolvidos. Como ciência básica, a física é importante para que futuras aplicações tecnológicas sirvam para nossa melhoria de vida. Apresentaremos algumas das aplicações no nosso cotidiano, que são frutos destes conhecimentos da física, justificando de alguma forma a sua importância para a humanidade.
Data e Horário: Dia 5 de outubro de 2018 às 18h30 horas.
Local: Auditório do ICET.
seminário será proferido pelo Prof. Dr. José Ricardo de Sousa, possui Bacharelado em Física (1988), mestrado em Física (1989) e doutorado em Física (1994) ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor Titular da Universidade Federal do Amazonas desde 2000. Orientou 25 mestres, 10 doutores, 22 PIBIC e 04 pós-doutorado. Assumiu diversas comissões na UFAM, foi Coordenador da Pós-graduação em Física (2005-2007), Chefe de Departamento de Física (2008-2010), Presidente do CA da área de ciências exatas e tecnologia da FAPEAM (2003-2005), presta assessoria a diversos órgãos de fomentos no pais, parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Coordenou eventos científicos onde diversos pesquisadores nacionais e internacionais tiveram presentes. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e ensino de física, atuando, principalmente, nos seguintes temas: transição de fase quântica, supercondutividade, sistemas desordenados, teorias de muitos corpos em magnetismo. Tem publicado cerca de 100 trabalhos científicos em periódicos internacionais, coordena projetos de pesquisa para consolidação dos grupos de física experimentais na UFAM.
Contato e Informações:

URL da Homepage – UFAM: http://www.ufam.edu.br
E-mail: jsousa@ufam.edu.br

Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3871066069541626
O projeto Seminários de Matemática do ICET(SM – ICET), coordenado pelos docentes Me. João Raimundo Silva Ferreira, Me. Fernando Júnior Soares dos Santos, Dr. Lúcio Fabio Pereira da Silva, e equipe, sustenta-se no pilar principal de desenvolvimento nos acadêmicos da graduação, pós-graduação e pesquisadores das Ciências Exatas e da Terra o interesse pela pesquisa em Matemática Pura e Aplicada no Baixo e Médio Amazonas, através de temas que despertem no futuro pesquisador a paixão por esta área do conhecimento humano, através da facilitação do intercâmbio entre estes e assim contribuindo para o desenvolvimento local, tanto humano, quanto institucional. O projeto SM – ICET prevê realizações de seminários nas cidades de Coari, Itacoatiara, Parintins e Manaus, como parte de suas atividades, incentivando assim a pesquisa no Baixo e Médio Amazonas.
Para informações adicionais, ou interesse em participar do projeto, baixem o convite do seminário, e o folhetim de divulgação em anexo.