6 jun

Convite – Seminários de Matemática do ICET

O Projeto Seminários de Matemática do ICET tem o prazer de convidar o corpo acadêmico, e demais interessados, para assistir ao seminário descrito abaixo:
Título: Um pouco sobre Frações Contínuas
Resumo:  – Uma sequencia de números inteiros representa um número real!
15/4 = [3, 1, 2, 1]
(1+\sqrt(5))/2 = [1, 1, 1, 1, . . . ]
PI = [3, 7, 15, 1, 292, 1, 1, 1, 2, 1, 3, 1, 14, 2, 1, …]
Aqui, falaremos sobre representação de um número real em termos de sequências de inteiros e também um pouco sobre a aproximação de um número real por racional. Tudo isso se refere a teoria das frações contínuas, que é um dos mais belos temas da matemática elementar. A representação de um número real x, através de uma fração contínua simples onde a_0 é um inteiro e a_1, a_2, . . . são números inteiros positivos.
Começaremos com a definição de fração contínua simples. Faremos uma continhas . . . (prometo que serão pequenas). Calcularemos as frações contínuas de números racionais e também de alguns números irracionais. Definiremos “convergente”; isso nos ajudará calcular aproximações de um números real por um racional e, no final, apresentaremos uma pequena aplicação.
Data e Horário: Dia 8 de Junho  de 2018, às 16 horas.
Local: Auditório do ICET.
seminário será proferido pelo Prof. Dr. Jorge Fernandes de Lima Neto, que possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria dos Números, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria dos números, somas de conjuntos finitos, geometria dinâmica, formas diagonais sobre corpos p-ádicos e sistema de duas formas aditivas.
O projeto Seminários de Matemática do ICET(SM – ICET), coordenado pelos docentes Me. João Raimundo Silva Ferreira, Me. Fernando Júnior Soares dos Santos, Dr. Lucio Fabio Pereira da Silva, e equipe, sustenta-se no pilar principal de desenvolvimento nos acadêmicos da graduação, pós-graduação e pesquisadores das Ciências Exatas e da Terra o interesse pela pesquisa em Matemática Pura e Aplicada no Baixo e Médio Amazonas, através de temas que despertem no futuro pesquisador a paixão por esta área do conhecimento humano, através da facilitação do intercâmbio entre estes e assim contribuindo para o desenvolvimento local, tanto humano, quanto institucional. O projeto SM – ICET prevê realizações de seminários nas cidades de Coari, Itacoatiara, Parintins e Manaus, como parte de suas atividades, incentivando assim a pesquisa no Baixo e Médio Amazonas.
Para informações adicionais, ou interesse em participar do projeto, baixem o convite do seminário, e o folhetim de divulgação em anexo.
TEXTO: Prof. Msc. João Raimundo Silva Ferreira