12 jun

Convite – Seminários de Matemática do ICET

O Projeto Seminários de Matemática do ICET tem o prazer de convidar o corpo acadêmico, e demais interessados, para assistir ao seminário descrito abaixo:
Título: Geometrias não euclidianas
Resumo:  Quando a palavra geometria é mencionada, geralmente o primeiro pensamento é de que se trata da geometria Euclidiana, visto que esta é a geometria mais intuitiva e é a primeira que se aprende, ainda na infância. Essa geometria que é ensinada na escola funciona muito bem em superfícies planas, mas não é satisfatória em superfícies curvas. A proposta da palestra é mostrar de forma breve em que contexto se dá o surgimento de novas geometrias, a partir da polêmica em torno do quinto postulado de Euclides, que culminou na descoberta das geometrias não Euclidianas, geometrias que resolvem questões relacionadas a superfícies curvas e discutir brevemente algumas destas geometrias, mais precisamente a geometria Hiperbólica (Modelo de Felix e Poincaré), a geometria Elíptica (Esférica) e a geometria do Motorista de Táxi. Esta última com o intuito de mostrar que não só os estudos sobre superfícies curvas levam a resultados diferentes dos da geometria Euclidiana.
Data e Horário: Dia 15 de Junho  de 2018, às 16 horas.
Local: Auditório do ICET.
O seminário será proferido pelo Profª. Me. Ana Paula Faccio, que possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2004) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – São José do Rio Preto (2008). Professora da Universidade Paranaense de 2008 a 2010. Professora Substituta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no primeiro semestre de 2011. Atualmente é Professora Assistente II da Universidade Federal do Amazonas – Itacoatiara. Colabora no Grupo de Pesquisa Diversidade e Motilidade Microbiana e na produção de pesquisas na área de ensino da matemática.
Contato e Informações:
O projeto Seminários de Matemática do ICET(SM – ICET), coordenado pelos docentes Me. João Raimundo Silva Ferreira, Me. Fernando Júnior Soares dos Santos, Dr. Lucio Fabio Pereira da Silva, e equipe, sustenta-se no pilar principal de desenvolvimento nos acadêmicos da graduação, pós-graduação e pesquisadores das Ciências Exatas e da Terra o interesse pela pesquisa em Matemática Pura e Aplicada no Baixo e Médio Amazonas, através de temas que despertem no futuro pesquisador a paixão por esta área do conhecimento humano, através da facilitação do intercâmbio entre estes e assim contribuindo para o desenvolvimento local, tanto humano, quanto institucional. O projeto SM – ICET prevê realizações de seminários nas cidades de Coari, Itacoatiara, Parintins e Manaus, como parte de suas atividades, incentivando assim a pesquisa no Baixo e Médio Amazonas.
Para informações adicionais, ou interesse em participar do projeto, baixem o convite do seminário, e o folhetim de divulgação em anexo.
Texto: Prof. Msc. João Raimundo Silva Ferreira