28 jun

III Jornada Científica do ICET

A primeira edição do evento, que ainda não recebia esse nome, mas tinha o mesmo propósito sendo realizada no período de 13 a 15 de Setembro de 2016 e contou com apresentações de artigos elaborados por discentes do curso de Engenharia de Software. Diante do sucesso, percebeu-se a necessidade de envolver outros cursos, o que corroborou com a participação dos cursos de Engenharia Sanitária e Engenharia de Produção na segunda edição. Foram apresentados, na primeira versão que teve como nome “Muito além do ensino: aliando o ensino da Administração com a pesquisa na Engenharia” um total de 08 artigos da área de Computação.

A segunda edição do evento foi realizada no dia 27/06/2017 no Auditório do ICET/UFAM, coordenado pela Professora Doutora Fabiane Aparecida Santos Clemente, em 27/06/2017. Houve um aprimoramento do nome, que contou com o título: “Jornada Científica – Muito além do ensino: aliando o ensino da Administração com a pesquisa na Engenharia”, o qual foram apresentados 27 artigos, sendo 04 da Engenharia de Software, 11 da Engenharia Sanitária e 12 da Engenharia de Produção, de variados temas. O evento contou explanações ricas oriundas dos resultados das pesquisas realizadas pelos alunos do ICET.

Conseguindo aliar Ensino, Pesquisa e Extensão, o evento foi uma grande vitória, principalmente para os alunos que se dedicaram em produzir ciência e estreitar o contato com a pesquisa científica.
Foram designados 03 chairs para avaliação dos artigos, sendo a Professora Odette Mestrinho para o curso de Engenharia de Software, Prof. Rute Lopes para o curso de Engenharia de Produção e o Prof. Antônio Ubiratan para o curso de Engenharia Sanitária. Além das avaliações dos professores, a Professora Fabiane Aparecida Santos Clemente também revisou os artigos.

Em sua terceira edição (2018), a Jornada Cientifica, que foi realizada em 26/06/2018, no Auditório do ICET/UFAM contou com a apresentação de 08 artigos sendo: 03 da Engenharia de Produção e 05 da Engenharia Sanitária. Os artigos foram submetidos para avaliação de um Comitê Científico composto por docentes da UFAM, UEA e IFAM para publicação dos artigos aprovados!

Texto e Fotos: Professora Doutora Fabiane Aparecida Santos Clemente