8 ago

Convite – Seminários de Matemática do ICET

O Projeto Seminários de Matemática do ICET tem o prazer de convidar o corpo acadêmico, e demais interessados, para assistir ao seminário descrito abaixo:

Título:  Modelo matemático para o planejamento e otimização de sistemas públicos de ensino.

Resumo:  A Educação é um direito subjetivo previsto na Constituição Federal de 1988. Isto quer dizer que o acesso ao ensino fundamental é obrigatório e gratuito, e a sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. Desde o ano de 2013, este direito passou a incorporar a Educação Infantil e o Ensino Médio. Agora, todo brasileiro tem direito à educação dos quatro aos dezessete anos. Além da ampliação da oferta obrigatória, que implica de imediato em uma pressão extra sobre a rede escolar existente, a educação vem sofrendo uma série de modificações estruturais, como a implantação da educação em tempo integral e o novo Ensino Médio. Estas modificações podem representar uma série de dificuldades aos sistemas escolares que não estiverem atentos a estas mudanças. Para enfrentar esses desafios, este trabalho propõe um modelo para ser usado no planejamento estratégico, tático e operacional de Sistemas Públicos de Ensino. Trata-se de um Model Developed for the Educational System Level (MDESL), estruturado na forma de um Mixed Integer Programming (MIP), por isso denominado, MDESL-MIP, o qual foi resolvido com a utilização do software GAMS/CPLEX. Este modelo permite otimizar os recursos educacionais disponíveis, resolvendo o problema do atendimento da demanda por matrículas, formação de turmas, contratação de professores, ao mesmo tempo que minimizar o deslocamento dos alunos até as escolas. Além disso, permite avaliar o impacto no sistema, dos custos relativos à construção ou desmobilização de escolas. O modelo foi aplicado a um estudo de caso em uma cidade de médio porte na Região Amazônica, onde foram testadas várias configurações para um sistema composto por escolas estudais e municipais. O MDESL-MIP, mostrou-se capaz de resolver o problema da superlotação das turmas, de diminuir o descolamento médio dos alunos e a aumentar a eficiência na utilização das horas de trabalhos dos professores.

Data e Horário: Dia 10 de Agosto de 2018, às 18:30 horas.

Local: Auditório do ICET.

O seminário será proferido pelo Prof. Dr. Hidelbrando Ferreira Rodriguesque é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em Desenvolvimento Regional (2004), especialista em Gestão Pela Qualidade Total (1998) e Bacharel em Estatística (1996) pela Universidade Federal do Amazonas. Docente do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM), atual na área de Probabilidade, Estatística e Pesquisa Operacional.

Contato e Informações:

http://www.icet.ufam.edu.br

hidelrodrigues@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/3660640094137212

O projeto Seminários de Matemática do ICET(SM – ICET), coordenado pelos docentes Me. João Raimundo Silva Ferreira, Me. Fernando Júnior Soares dos Santos, Dr. Lucio Fabio Pereira da Silva, e equipe, sustenta-se no pilar principal de desenvolvimento nos acadêmicos da graduação, pós-graduação e pesquisadores das Ciências Exatas e da Terra o interesse pela pesquisa em Matemática Pura e Aplicada no Baixo e Médio Amazonas, através de temas que despertem no futuro pesquisador a paixão por esta área do conhecimento humano, através da facilitação do intercâmbio entre estes e assim contribuindo para o desenvolvimento local, tanto humano, quanto institucional. O projeto SM – ICET prevê realizações de seminários nas cidades de Coari, Itacoatiara, Parintins e Manaus, como parte de suas atividades, incentivando assim a pesquisa no Baixo e Médio Amazonas.

Para informações adicionais, ou interesse em participar do projeto, baixem o convite do seminário, e o folhetim de divulgação em anexo.

Convite

Folder

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *