18 out

Semana de Ciência e Tecnologia mobiliza a comunidade itacoatiarense no ICET

Mesa de abertura /  Crédito da foto: Bibliotecária Katiane Vieira

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) e o Instituto Federal do Amazonas – Campus Itacoatiara, realizam a XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara.

O evento iniciou na manhã da segunda-feira (15), teve sua solenidade de abertura no auditório do ICET e segue até a próxima sexta-feira (19) com extensa programação que está disponível aqui.

A programação do evento abrange atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema, cuja intenção é disseminar e democratizar a informação sobre a produção de ciência, tecnologia e inovação, executando atividades diversificadas que abordem as várias áreas do conhecimento.

Com o tema Ciência para a Redução das Desigualdades o foco do evento é a promoção de atividades de divulgação e popularização da ciência e da tecnologia para o público em geral, em especial para estudantes e professores das escolas de educação básica com desenvolvimento de atividades como aulas práticas nos laboratórios da universidade, oficinas, palestras e minicursos.

Um pouco de história

A Semana de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara (SNCT) promovida pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas teve sua primeira edição no ano de 2007, e a partir de 2008 até 2015 contou com a parceria de outras instituições tais como a Universidade Estadual do Amazonas -UEA, do Centro de Educação Tecnológico do Amazonas – CETAM e nas ultimas edições com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

A cada ano tem atingido um quantitativo maior de comunitários do município de Itacoatiara, bem como das comunidades adjacentes, propiciando crescente divulgação e popularização da ciência e da tecnologia.

O principal objetivo do evento é fazer com que a ciência e a tecnologia, temas que parecem tão distantes, estejam mais próximos do público geral.

Crédito: Equipe de divulgação