23 out

Semana de Ciência e Tecnologia do ICET e IFAM encerra com mais com mais de mil e cem credenciamentos

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) e Instituto de Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM/Campus de Itacoatiara) alcançou ao longo dos cinco dias de evento mais de mil e cem credenciamentos. Com atividade de encerramento acontecendo na última sexta-feira (19), a comissão organizadora apresentou os números do evento informando que edição deste ano superou a anterior em quase cem por cento.

O Coordenador da SCT no ICET, professor Hidelbrando Ferreira Rodrigues, apresentou os dados do evento que contou com mais de 1107 credenciamentos, 78 palestrantes 603 alunos de ensino médio e fundamental participando da atividade intitulada “portas abertas”, 39 apresentações culturais, 26 resumos, 24 artigos, 32 trabalhos científicos dentre muitos outros números.

Em seu discurso, o professor Hidelbrando relatou o agradecimento a todos os envolvidos e a satisfação do trabalho realizado. “Como é gratificante poder trazer a população externa para dentro Universidade e fazendo a entender que este espaço é público e todos, somos todos donos deste patrimônio, como é bom ver a ciência e a tecnologia sendo democratizada e a universidade que por muitos anos foi tão inacessível ficar tomada de visitantes, principalmente crianças, que tiveram nesta ocasião a oportunidade de se apropriar deste lugar. É óbvio que isso não se faz sozinho, todo este sucesso foi fruto do trabalho de equipe de voluntários muito generosamente cederam seu tempo, disposição e conhecimento para abrilhantar o evento”, relatou.

A aluna Sandy Sara França que foi voluntária contou que os esforços para a realização da Semana renderam muitos frutos. “Trabalhar como voluntária ficará marcado no nosso currículo, trabalhamos bastante, fizemos boas amizades chegamos ao fim, cansados, mas com um sentimento de dever cumprindo e que venham mais semanas”, desejou.

A presidente da comissão organizadora da Semana pelo IFAM, professora Sara Ragonha de Oliveira, comentou sobre a parceria que deu certo entre a UFAM e IFAM e agradeceu a participação de todos, coordenação, comunidade acadêmica e todos os agentes que se envolveram na missão de popularizar a ciência e tecnologia.

A Diretora do IFAM/Campus de Itacoatiara, professora Leonor Ferreira Neta Toro, também comentou sobre a parceria entre as instituições, sobretudo em momento de crise econômica, estas práticas somam esforços e contribuem para cultivar a prática interativa entre as instituições que trabalham para reduzir as desigualdades e promover o ensino público de qualidade.

O Coordenador Acadêmico do ICET, professor Geone Maia Corrêa, comentou sobre os dados do evento e agradeceu a participação de todos. “A cada ano conta com mais inscritos, o que é fruto do árduo trabalho da comissão organizadora e de todos os envolvidos, dos voluntários, vocês de estão de parabéns, foi um semana brilhante, e desde já convidar para semana de 2019”, comentou.

No final da cerimônia houve um momento cultural com a apresentação do coral Sons e Flores que trouxe toques de música popular brasileira para o ambiente universitário.