3 dez

Alunos do ICET têm aula de anatomia utilizando pintura corporal

Na última semana, os estudantes do primeiro período do curso de Farmácia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) desenvolveram uma atividade para a aula de anatomia, na qual foi utilizada a técnica do bodypainting (pintura corporal). A atividade que foi coordenada pelo professor Alan Mazzari é mais uma opção didática para aulas da disciplina que já contam com o estudo em peças cadavéricas, bonecos de resina e livros.

Com atividade planejada desde o primeiro dia do semestre, o professor dividiu a turma em grupos, e cada grupo teve que pesquisar a melhor de formar de representar a anatomia do corpo humano, escolhendo um tema, realizaram a pintura de músculos, ossos, cartilagem e sistemas na pele de um dos integrantes do grupo.

Essa técnica permite o ensino da anatomia, e cria um ambiente de alto envolvimento do estudante. A pintura corporal, é uma nova possibilidade de didática, é mais uma forma de visualização do corpo, da musculatura, facilitando, aos estudantes, a compreensão do que é ensinado em sala de aula.

Camila Leite

A estudante Camila Leite, que participou da tarefa ajudando a pintar seus colegas, aprovou a inovação didática proposta pelo professor Mazzari. “Procurei saber sobre essa metodologia no decorrer da pesquisa e achei muito interessante, é possível ter bem a noção do movimento, foi uma aula dinâmica, é bem diferente da manipulação das peças cadavéricas, do boneco de resina ou no livro onde tudo é estático. É bem mais didático. Achei interessante e mais fácil de aprender a matéria.”, comparou.

“Foi de parar o trânsito” conta Camila, “pintamos nossos colegas em casa e quando estávamos vindo para o ICET, o pessoal na rua ficava surpreso quando via os corpos pintados teve gente até que parou a moto para tirar fotos, foi bem engraçado”, lembra.

Professor Alan Mazzari

A técnica de pintura corporal que surgiu nos Estudos Unidos no início da década de 2000 é uma forma diferente de ver a anatomia garante o professor Alan. “Já conhecia essa técnica a mais ou menos quatro anos, entretanto ainda não tinha tido a oportunidade de colocar em prática, recentemente fui a um congresso e vi muita coisa desse gênero e resolvi trazer aqui para o ICET, coloquei no plano de ensino da disciplina e estamos aqui vendo belos trabalhos hoje”, analisou.

A nova didática melhorou a performance dos alunos, conta o professor. “Me chamou muita atenção o interesse dos acadêmicos, vi gente muito mais dedicada lendo livros, buscando imagens na internet, me procurando para tirar dúvidas e isso me deixou muito gratificado e percebi que o desempenho deles melhorou.

Além da apresentação visual os alunos tiveram que demonstrar o conhecimento aprendido explicando cada pintura “após as pesquisas em livros e feita a pintura, cada grupo teve que explanar sobre as questões que pesquisou para a aula, e as demonstrações foram feitas no modelo”, explica o professor.