2 jan

Minicurso Requisitos de Software em IoT

image_pdfimage_print

Convidamos vossa senhoria para participar do Minicurso: Requisitos de Software em IoT, no período de 15/01 a 18/01/2019, horário de 10:00 as 12:00 no ICET/UFAM.

O ministrante será Bel. Bruno Pedraça de Souza, mestrando sob orientação do Prof. Dr. Guilherme H. Travassos, da COPPE/UFRJ.

                                             

Resumo: Nos últimos anos, houve um crescimento considerável das aplicações contemporâneas (como sistemas baseados em internet das coisas, sistemas sensíveis ao contexto), em que a maneira de construí-los é diferente dos sistemas convencionais. Com o surgimento dessa nova categoria de aplicações, tem se pensado no conceito de como garantir a qualidade dessas aplicações. Nesse contexto, desenvolver e avaliar aplicações contemporâneas não é uma tarefa trivial, atividades Engenharia de Software (ES) precisam estar alinhadas para que o produto final gerado tenha uma boa qualidade. Por essa razão, há questionamentos sobre a aplicação de abordagens para construir software convencionais conseguem ter a mesma a eficiência e eficácia que construir software contemporâneos. Neste contexto, este minicurso discutirá duas novas abordagens para construção de sistemas de software contemporâneos, são eles: descrição de cenários em sistemas baseados em IoT. E uma técnica de inspeção de requisitos para cenários em sistemas baseados em IoT. As duas abordagens estão alinhadas com a etapa inicial do ciclo de desenvolvimento de sistemas de software (etapa de análise e especificação de requisitos).

 

Inscrições pelo link: https://goo.gl/forms/NGUmsPvqtYCnt29B2 ou

 

O minicurso terá duração de 8 horas, sendo 2 horas por dia é gratuito e sem emissão de certificados.

 

Texto Prof. Msc. Daniella Costa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *