ICET realiza a matrícula institucional do SISU

5 fev

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) realiza no período de 4 a 8 de fevereiro de 2019 a matrícula institucional dos candidatos convocados pelo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – Sisu 1º/2019.

Os candidatos chegaram cedo às dependências da instituição a fim de não perderem suas vagas. Ao longo da semana são esperados 225 candidatos que foram convocados para os nove cursos de graduação do Campus de Itacoatiara.

Equipe de matrícula do ICET

A Técnica em Assuntos Educacionais, Maria Katriane de Azevedo Jacaúna fala sobre o atendimento no primeiro dia de matrícula. “Hoje, (4), se inicia a matrícula do SISU e ela segue até o dia 8, nossa expectativa é que todos os candidatos possam comparecer à Universidade munidos da documentação exigida e que o processo flua com naturalidade. Neste primeiro dia são esperados 50 candidatos sendo 25 de Agronomia e 25 de Farmácia. O atendimento foi organizado em grupos de cursos a fim de torná-lo mais ágil, mas há casos em que é preciso haver uma certa mobilidade no dia de matrícula, Sistemas de Informação, por exemplo, cuja matrícula é no dia 8, se porventura houver alunos vindo de outros municípios, fazemos ajustes para que o candidato se matricule e possa ficar logo liberado, compreendemos que as dimensões Amazônicas são continentais, com localidades em que o deslocamento por barco ocorre poucas vezes por semana”, explicou.

O estudante Eliseu de Oliveira Gorgonha, de 23 anos, convocado pelo curso de Agronomia comenta sua satisfação em poder realizar a matrícula “O ingresso em uma instituição centenária é o sonho de qualquer estudante. Já havia tentado uma vez ingressar no curso de Agronomia e não havia conseguido, mas agora foi diferente, obtive aprovação e fiquei muito feliz, isso é um sonho que está sendo realizado, fruto de muito esforço, dedicação e apoio da minha família. Acredito que nessa nova vida de calouro terei muitos desafios, é o que ouço falar por aí, mas tenho fé e com muito trabalho é possível superar as dificuldades”, considerou.

Convocada para se matricular no curso de Farmácia a aluna Brenda Cibelle Protázio dos Santos, de 17 anos, conta que foi uma grande alegria ver seu nome na lista de aprovados, “sempre fui uma aluna dedicada, e esta aprovação veio coroar muitas horas de estudo. Desde o ensino médio sempre gostei muito dos cursos da área da saúde, já tinha passado para enfermagem em uma faculdade particular em Manaus, mas queria mesmo era Farmácia, agora que consegui, pretendo me dedicar para ser uma excelente profissional”, comentou.

Na próxima etapa, a equipe de matrícula da Pró-Reitoria de Graduação averiguará se houve algum candidato faltoso, que em caso positivo abrirá chamadas para as vagas remanescentes.

Apesar do início das aulas para os novos alunos estar previsto para meados do mês de agosto, no momento da matrícula já é oferecida a inscrição para o curso de Nivelamento Acadêmico, que é um projeto de extensão da Universidade e propõem um curso opcional nas disciplinas básicas da graduação e ocorre antes do período letivo, cujo objetivo é trabalhar para que os novos estudantes se adaptem mais rapidamente ao ambiente universitário.