Cuidados com a saúde mental e emocional é tema de roda de conversa no ICET

12 fev

Na última semana aconteceu no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) uma Roda de Conversa para enfocar os cuidados em saúde mental e emocional.

A ação, conduzida pelo Psicólogo  Daivison Trindade, teve como objetivo disseminar conhecimento e discussões sobre a campanha Janeiro Branco, que foi idealizada no ano de 2014 pelo psicólogo, Leonardo Abrahão e visa incentivar as pessoas a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as questões de ordem psicológicas e incentivar a investirem maior cuidado a sua saúde mental.

Segundo Daivison “foi um espaço muito proveitoso, construído num ambiente de fala e escuta que proporcionou um espaço de conhecimento e conscientização sobre a importância da prevenção em saúde mental, além de dar a oportunidade de difundir conhecimentos relacionados aos fatores psicossociais referentes à saúde mental no trabalho. Estamos planejando mais ações como esta, abordando diversos temas em saúde mental, será uma possibilidade de interação entre os colegas e um repensar sobre cuidado sobre si mesmos do ponto de vista emocional e físico enfocando as relações sociais em espaço público, evidenciando algo que possa estar em desarmonia ou incômodo, identificando desconforto psicológico. Nossa intenção é abordar temas que envolvam transtornos como ansiedade, depressão, estresse, e a Síndrome de Burnout, que é o esgotamento emocional no trabalho”, relata.

“Vamos programar novos convites envolvendo inclusive os discentes, pois o ambiente acadêmico, dependendo do nível de pressão, os alunos podem apresentar dificuldade para lidar com isso”.

De acordo com o psicólogo, “o objetivo da campanha é proporcionar conhecimento suficiente e assim como sabermos identificar as dores físicas, também possamos identificar as dores emocionais, sinais e sintomas psicológicos”, conclui.