Professores elogiam metodologias utilizadas em Semana Pedagógica

7 mar

Entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março, o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia realizou a sua Semana Pedagógica. O evento foi organizado pela Coordenação Acadêmica, e contou a participação e colaboração de coordenadores de cursos e demais docentes teve em sua programação a oficina de comunicação não violenta, ministrada pela psicóloga Nádja Santos e as palestras sobre como utilizar metodologias ativas nos Planos de Ensino ministradas pelos professores Odette Passos e Rainer Amorim.

A professora Welma Carneiro destaca o comprometimento dos organizadores da semana, a relevância e utilidade dos temas.  “A equipe envolvida realmente se preparou para trazer orientações importantes, as práticas de metodologias ativas são promissoras. Se faz necessário que o professor se motive a utilizá-las. Através das oficinas realizadas na semana ficou evidente que o professor pode lançar mão deste tipo de estratégia em sua disciplina durante o semestre”, comentou.

Já para o professor Anderson da Silva, o evento proporcionou aos docentes uma analise de suas práticas pedagógicas. “A proposta da utilização de metodologia ativas nas disciplinas do currículo nos cursos de graduação do ICET visam uma aprendizagem que favorece o processo de tomada de decisões, avaliação de resultados, a criatividade, possuindo uma atitude mais colaborativa em equipes, fazendo com que os estudantes se envolvem mais em atividades de ouvir, discutir,  perguntar, fazer e ensinar”, ressaltou.

Na exemplificação do professor Anderson “a incorporação destas metodologias seria o TBL – Aprendizagem baseada em Times, que tem por objetivo favorecer o desenvolvimento de habilidades do trabalho colaborativo, incentivar a busca pelo conhecimento, sendo desenvolvido uma inversão da sala de aula, onde o estudante possui uma atitude mais ativa em relação a sua progressão no processo de ensino e aprendizagem, com feedback continuo do professor no desenvolvimento de suas atividades”, explicou.

O evento marcou o final do recesso acadêmico e se apresenta como um momento de reflexão sobre as práticas pedagógicas aplicadas pelos docentes.