Livro “Altas habilidades em matemática no contexto escolar: reflexões iniciais” é lançado no XII Encontro Paraense de Educação Matemática – XII EPAEM

21 out
Com o intuito de consolidar mais um espaço de divulgação da produção de conhecimento na região norte, a coleção Educação Matemática na Amazônia teve o lançamento de sua sexta edição durante a realização do XII Encontro Paraense de Educação Matemática – XII EPAEM, no período de 16 a 18 de outubro de 2019, no Instituto Federal do Pará – IFPA Campus Belém. Evento realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Seção Pará – SBEM-PA. A partir do tema Educação Matemática: Teorias, Práticas e Reflexões, apresenta-se ao leitor um conjunto de obras diversificadas, tendo em vista os avanços dos estudos efetivados no âmbito da Educação Matemática em diversos centros de pesquisa do país.
Cada um dos 12 volumes apresenta múltiplas discussões e reflexões sobre teorias e práticas, as quais foram contempladas durante os minicursos disponibilizados no XII EPAEM. Espera-se, nesse sentido, que a publicação desse material permita que estudantes de graduação e pós-graduação, bem como professores dos níveis básico e superior, ampliem seu olhar crítico no que se refere à pluralidade de produções relativas à Educação Matemática.
De maneira especial, o volume 4, intitulado “Altas habilidades em matemática no contexto escolar: reflexões iniciais”, relaciona teoria e prática a partir de uma discussão sobre educação matemática, tendo em vista estudos iniciais sobre altas habilidades ou superdotação desenvolvidos no âmbito do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), o qual pertencem seus autores – Maria Eliana Soares (Professora do Atendimento Educacional Especializado da SEDUC-PA e doutoranda no PPGECM – IEMCI – UFPA); Elielson Ribeiro de Sales (Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará) e Edson Pinheiro Wanzeler (Docente do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas).
A partir de uma escrita objetiva, os autores proporcionam ao leitor uma leitura agradável que traz consigo importantes informações sobre a temática abordada, desde suas reflexões iniciais e perspectivas teóricas até atividades matemáticas que têm como objetivo contribuir para a potencialização da aprendizagem matemática de estudantes com altas habilidades ou superdotação, fato que reitera o objetivo do tema que norteou a produção da sexta edição da coleção Educação Matemática na Amazônia.
Finalmente, espera-se que o volume 4 dessa coleção inspire reflexões e provoque transformações na trajetória acadêmica e profissional de cada um dos leitores.
Boa leitura!
Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias (Membro da Diretoria da SBEM-PA)