Curso de Farmácia do ICET conquista nota 4 no Enade

21 out

O curso de Farmácia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam) conquistou a nota 4 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizada em 2019.

Sobre o Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Cursos bem avaliados do ICET

Entre os cursos da Ufam avaliados que também obtiveram bom conceito no Enade estão os cursos do ICET de Engenharia de Produção (nota 3) e Agronomia (nota 3).

Ações do ICET de preparação para o Enade

Os concluintes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Produção e Farmácia realizaram simulados de preparação para o Enade. As atividades abordaram os conteúdos de formação geral da prova. O objetivo era criar um ambiente fictício que preparasse os acadêmicos para o dia da avaliação, possibilitando verificar previamente o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo geral.

O Instituto realizou oficinas com outros professores, no intuito de promover a revisão dos conteúdos estudados ao longo da formação superior e dar enfoque às questões objetivas e discursivas similares ao formato do Enade. Estas ações vêm acontecendo desde 2017 e contam com a colaboração em conjunto da direção, coordenação acadêmica e administrativa.

Para o Professor Anderson Lincoln Vital, Coordenador das Atividades Enade, as oficinas de preparação serviram para orientar quanto a importância do exame, abordar temas sociais contemporâneos da parte geral da prova e revisão de conteúdos com maior incidência para a resolução de questões objetivas e discursivas. Todo o trabalho foi realizado em conjunto com Direção, Coordenação Acadêmica, Coordenação de Curso, Técnicos Administrativos e Docentes para atender tanto os alunos que estavam no município de Itacoatiara, quanto os alunos que estavam em Manaus, realizando seus estágios como foi o caso do curso de Farmácia.

Busca por excelência

O coordenador de curso da Agronomia, professor Gerlândio Suassuna Gonçalves, agradece e cumprimenta a todos os envolvidos, professores, alunos, técnicos, à Coordenação Acadêmica e à Direção, pela conquista da nota 3,0 obtida pelo Curso de Agronomia no último exame ENADE 2019.

O professor Moisés Israel Belchior de Andrade Coelho, coordenador do curso de Engenharia de Produção, destaca o engajamento dos docentes e discentes do curso. “O resultado do Enade 2019 para o curso de Engenharia de Produção reflete as alterações que foram feitas no curso desde 2016, com vistas a termos um curso de engenharia de produção pleno, por meio do novo projeto pedagógico do curso. Somado a isto, tivemos um maior engajamento de docentes e discentes por meio de diversas ações de ensino, pesquisa e extensão que fortaleceram o curso nos últimos quatro anos”, destacou o coordenador.

A coordenadora do curso de Farmácia, professora Cristiane Vizioli de Castro Ghizoni, agradece a Direção, a Coordenação Acadêmica, os Docentes e os Técnicos do curso pelo empenho na formação de nossos discentes. “Essa nota 4 do ENADE reflete o esforço da universidade na formação acadêmica e compromisso na busca pela excelência”, ressaltou.

ICET – Ensino de qualidade

O diretor do Icet/Ufam, professor Geone Maia Corrêa, destaca o empenho do Instituto na formação de profissionais qualificados no interior do Amazonas. “Parabenizo toda a comunidade acadêmica do Icet pelo empenho de suas atividades, em especial aos coordenadores, ex-coordenadores e discentes dos cursos de Farmácia, Engenharia de Produção e Agronomia. É um resultado extremamente importante para nós, pois demonstra nosso esforço e dedicação em oferecer ensino de qualidade e formar profissionais qualificados no interior do estado do Amazonas. Agradeço ainda à coordenação acadêmica, aos docentes e técnicos administrativos do Icet pelo protagonismo de fazerem o diferencial em Itacoatirara/AM”, finalizou.

Veja os resultados do Enade aqui

Confira o relatório de desempenho dos cursos do ICET aqui