Homenagem à Professora Odinéia do Socorro Pamplona Freitas

6 nov

O artigo “Análise fitoquímica e potencial alelopático do extrato etanólico das folhas de Protium calendulinum (Burseraceae) na germinação de Lactuva sativa”, foi publicado na última quarta-feira, 04 de novembro, no periódico Diversitas Journal.

O artigo foi submetido em março, antes da paralisação das atividades acadêmicas, como resultado do projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, da discente Andreia Crizostomo Barata, do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia, e teve como orientadora a professora Dra. Odinéia do Socorro Pamplona Freitas. O estudo contou com contribuições de Nicanor Tiago Bueno Antunes, Ruth Crisostomo Paiva, Sâmia Raysa Pinto Nogueira e Jander Savedra Nunes.

Esse artigo é o primeiro de uma série de projetos que a professora Odinéia pretendia desenvolver, mas que foi tragicamente interrompido com seu falecimento em maio de 2020. Assim, esse trabalho e a continuação das atividades desenvolvidas no projeto são uma forma de homenagear o compromisso e dedicação da professora pelos seus relevantes serviços à educação no município de Itacoatiara.

Veja também a homenagem para a professora Odinéia no memorial da Ufam aos membros da comunidade acadêmica vítimas da Covid-19.

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…” (Rubem Alves).

O artigo está disponível na integra através do link https://periodicos.ifal.edu.br/diversitas_journal/article/view/1092.

Por Andreia Crizostomo Barata

One Reply to “Homenagem à Professora Odinéia do Socorro Pamplona Freitas”

1. Na qualidade de tia de Odineia , só tenho a agradecer pela valorização da pesquisa acadêmica nesse Recanto de nosso País , onde pode contribuir semeando com os alunos de Iniciação Científica ,o saber erudito para futuras gerações.Parabéns pelo encaminhamento de outras pesquisas, que eternizarão a memória de Odineia , o que mais gostava de fazer.Estudar, estudar e ensinar com zelo dedicação e competência .