ICET realiza primeira colação de grau a distância

30 set

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM) realizou nesta terça-feira, 29 de setembro, por meio de videoconferência, a sua primeira solenidade de outorga de grau a distância.

Em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, esta solenidade especial baseou-se na Medida Provisória 934 do Ministério da Educação (MEC), de 1º de abril de 2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e superior, decorrentes das ações de enfrentamento à situação de emergência de saúde pública.

Em sessão online presidida pelo diretor do ICET, professor Geone Maia Corrêa, a agora ex-acadêmica, Elda Martins Ferreira, tornou-se Licenciada em Ciências: Matemática e Física. Participaram da solenidade o professor Fernando Fulgêncio León Ávila, orientador da formanda, o professor Heleno Trindade de Souza, coordenador do curso, os professores convidados Paulo Assunção Silva dos Anjos e João Raimundo Silva Ferreira, além dos técnicos Cláudio José da Silva Leal e Elian Cristian dos Reis Martins.

Embora a distância, a solenidade seguiu os ritos da solenidade presencial com o juramento da profissão e o momento mais aguardado: quando o diretor procedeu à leitura do termo de outorga de grau, momento de grande emoção para a formanda e para sua família.

Natural de Itacoatiara/AM, a agora professora ingressou no curso de Matemática e Física do ICET no segundo semestre de 2012, cursando em média 5 disciplinas por período, com peculiaridade de ser um curso noturno. Com muita luta e persistência, culmina a conclusão do curso em meio à pandemia da Covid-19, e assim torna-se a primeira acadêmica do ICET e do Curso de Matemática e Física a colar grau de forma online.

A solenidade teve, ainda, a participação dos professores, os quais parabenizaram a formanda pela conclusão da graduação. O momento foi dedicado às lembranças da passagem de Elda pelo curso, onde destacaram o comprometimento e a força de vontade apresentados por ela. O diretor encerrou a solenidade parabenizando a formanda e os professores por fazerem parte desse momento histórico para o Instituto.

One Reply to “ICET realiza primeira colação de grau a distância”

1. Umas das maiores recompensas que todo professor gosta de receber, o fechamento de ciclo do qual participa-se ativamente e inicio de outros ciclos que ainda estão por vir, obrigado Elda Martins​ por nos permitir ser parte da sua história.