Química Industrial - IT06

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 09h16
  • Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2024, 17h07

Informações Gerais

1. Nome: Química Industrial
    2. Modalidade de ensino: Bacharelado
    3. Modalidade de oferta: Presencial
    4. Titulação: Bacharel em Química Industrial
    5. Número de vagas oferecidas pelo curso: 50
    6. Forma de ingresso: Sistema de Seleção Unificado (SiSU), Processo Seletivo Contínuo (PSC) e Processo Seletivo para o Interior (PSI)
    7. Turno de funcionamento: Diurno
    8. Tempo de integralização: 9 semestres (mínimo) e 15 semestres (máximo)
    9. Carga horária total: 3.220 horas
    10. Local/Endereço de funcionamento: Rodovia AM-010, km 261, Itacoatiara-AM, CEP: 69.109-899 (Campus II) e Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, Tiradentes, Itacoatiara-AM (Campus I)
    11. Atos legais do curso: Resolução 023/2007 - CONSUNI/UFAM (Criação do Curso) / Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) /
    12. Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito de Curso (CC): 2 e 3
    13. Reconhecimento Portaria MEC Nº. 486 de 20 de dezembro de 2011 (Registro e-MEC Nº. 202316916)
    14. ENADE 2017: 1
    15. IDD 2017: 2
    16. Renovação de Reconhecimento de Curso
    17. Renovação de Reconhecimento de Curso:
    18. Reconhecimento de Curso:
    19. Autorização:
    20. E-MEC do curso

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Graduação em Química Industrial (Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado no município de Itacoatiara, teve sua criação oficializada pela Resolução Nº 023/2007 do Conselho Universitário. Posteriormente, em 2010, com o curso em andamento, foi aprovado o Projeto Pedagógico do Curso – PPC através da Resolução Nº 085/2010 da Câmara de Ensino e Graduação - CEG, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, fixando o currículo pleno para os alunos que ingressaram a partir do ano letivo de 2007/2. Além disso, a Resolução Nº 086/2010 – CEG/CONSEPE regulamentou o projeto pedagógico. Essa resolução estabeleceu as bases para o funcionamento do curso, incluindo detalhes como o número de vagas (50 vagas), o turno de funcionamento (diurno) e sua vinculação à Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara.

Destaca-se também que em 2011, o Curso de Química Industrial do ICET foi o primeiro curso dessa unidade a formar profissionais para o mercado de trabalho, o que evidencia a relevância e o sucesso do programa na preparação de seus alunos. Em 2018, visando adequar a matriz curricular às demandas do mercado e às evoluções na área da química industrial, houve atualização no PPC, conforme estabelecido pela Resolução Nº 042/2018- CEG – CEG/CONSEPE. A atualização no PPC, conhecida como Versão 2018/2, demonstra o compromisso do ICET/UFAM em oferecer um curso de qualidade, alinhado com as necessidades do mercado e as evoluções no campo da química industrial. Desde 2007, o curso tem proporcionado uma formação sólida em química, aliada a conhecimentos específicos relacionados à indústria.

Os discentes matriculados no curso têm acesso a laboratórios, onde podem realizar experimentos e trabalhos práticos que complementam sua formação teórica. Além disso, podem contar com o suporte de professores qualificados, que auxiliam no desenvolvimento acadêmico e profissional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PERFIL DO EGRESSO

Resolução CNE/CES 1.303/2001 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Bacharel em Química, onde estabelece que:

o egresso deve ter formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.”

Competências e Habilidades

• Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação;
  • Ter capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ser capaz de exercer atividades empreendedoras na área da Química;
  • Ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo;
  • Reconhecer a Química como uma construção humana;
  • Ser capaz de disseminar, difundir e utilizar o conhecimento relevante para a comunidade
  • Conhecer aspectos relevantes de administração, organização industrial e relações econômica

O trabalho do Químico na indústria, atualmente, requer um profissional dinâmico com habilidades e conhecimentos generalistas. Portanto, o químico moderno deve ter um perfil desenvolvido em um espaço tridimensional:

1. Comportamental,
  2. Gerencial e Administrativa,
  3. e Técnico.

Portanto, o Químico Industrial deverá ter uma formação tal que lhe permita acompanhar as mudanças sócio-técnicas e econômicas ou ser agente promotor delas. Esse profissional deve ser capaz de superar as fronteiras interdisciplinares e transportar-se para o chamado domínio híbrido de saberes.

ATOS LEGAIS E FORMULÁRIOS ACADÊMICOS

• Projeto Pedagógico do Curso de Química Industrial;
  • Matriz Curricular
  • Resolução 023/2007/CONSUNI
  • Portaria 486/2011/MEC
  • Portaria 286/2012/MEC