Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA)
Últimas notícias

• Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 10h16
  • Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 10h16
Sobre o PPGCTRA

Nível: Mestrado

Área de concentração do programa: Desenvolvimento científico de recursos Amazônicos

Área de avaliação da CAPES: Ciências Ambientais

Ano de criação: 2012

Descrição do programa:

O programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos  surgiu como uma oportunidade para a qualificação dos jovens amazonenses e, sobretudo, para aqueles residentes na Região do Médio Amazonas. O programa tem promovido a capacitação de recursos humanos no interior do Amazonas, formando profissionais qualificados que irão atuar na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico, oportunizado a formação daqueles que não possuem recursos para capacitação em outras localidades e/ou atraindo aqueles interessados por nas linhas temáticas oferecidas pelo PPG. O público-alvo do programa são, principalmente, os graduados dos cursos do ICET e de outras Unidades Acadêmicas da UFAM (Interior e Manaus) e dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O PPGCTRA tem por objetivo oferecer qualificação técnico-científica em nível de pós-graduação para graduados de universidades públicas e privadas com a finalidade de formar recursos humanos habilitados para desenvolver, aprimorar e transferir conhecimentos de pesquisas básicas e desenvolvimento tecnológico, ensino e extensão em diferentes áreas, com vistas aos propósitos contemplados nas três linhas de pesquisa. O PPGCTRA desenvolve pesquisas que estão inseridas na área de concentração Desenvolvimento Científico de Recursos Amazônicos. A área congrega atividades de ensino de pós-graduação e pesquisa que visam o desenvolvimento, aprimoramento e transferência de conhecimentos técnico-científicos em torno de diferentes aspectos relacionados aos recursos naturais Amazônicos, particularmente: manejo sustentável de recursos vegetais e animais; melhoramento genético; remediação de ambientes impactados; obtenção e caracterização de substâncias bioativas; métodos de controle de qualidade de insumos; desenvolvimento rural e sustentabilidade socioambiental. Nesse contexto, o PPGCTRA tem como objetivo intensificar as pesquisas na região do Médio Amazonas e no Estado do Amazonas.

Linha de pesquisa 1: Agrobioenergia, análise e manejo de recursos amazônicos.

Descrição: Desenvolver, aprimorar e transferir conhecimentos técnico-científicos em torno da produção de culturas bioenergéticas e recursos pesqueiros adaptados à região Amazônica.

Prof. Dr. Geraldo José Nascimento de Vasconcelos

Prof. Dr. Louri Klemann Jr.

Prof. Dr. Noédson de Jesus Beltrão Machado

Prof. Dr. Rafael Yutaka Kuradomi

Prof. Dr. Tiago Viana Costa

Linha de pesquisa 2: Prospecção química, biológica e desenvolvimento de substâncias bioativas.

Descrição: Visa o isolamento, avaliação química, biológica e elucidação estrutural de substâncias da região Amazônica e o desenvolvimento de métodos de controle de qualidade de insumos de interesse tecnológico.

Profa. Dra. Dominique Fernandes de Moura do Carmo

Prof. Dr. Elson Almeida De Souza

Prof. Dr. Geone Maia Corrêa

Prof. Dr. Paulo José de Sousa Maia

Linha de pesquisa 3: Recursos amazônicos e desenvolvimento socioambiental.
Descrição: Conhecer os processos socioambientais da Amazônia para o desenvolvimento de tecnologias que garantam a sustentabilidade dos agroecossistemas e o desenvolvimento socioeconômico das áreas rurais da região.

Profa. Dra. Marília Gabriela Gondim Rezende

Prof. Dr. Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês