Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA)

  • Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 10h16
  • Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 10h16
Sobre o PPGCTRA

Nível: Mestrado

Área de concentração do programa: Desenvolvimento científico de recursos Amazônicos

Área de avaliação da CAPES: Ciências Ambientais

Ano de criação: 2012

Descrição do programa:

O programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos  surgiu como uma oportunidade para a qualificação dos jovens amazonenses e, sobretudo, para aqueles residentes na Região do Médio Amazonas. O programa tem promovido a capacitação de recursos humanos no interior do Amazonas, formando profissionais qualificados que irão atuar na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico, oportunizado a formação daqueles que não possuem recursos para capacitação em outras localidades e/ou atraindo aqueles interessados por nas linhas temáticas oferecidas pelo PPG. O público-alvo do programa são, principalmente, os graduados dos cursos do ICET e de outras Unidades Acadêmicas da UFAM (Interior e Manaus) e dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O PPGCTRA tem por objetivo oferecer qualificação técnico-científica em nível de pós-graduação para graduados de universidades públicas e privadas com a finalidade de formar recursos humanos habilitados para desenvolver, aprimorar e transferir conhecimentos de pesquisas básicas e desenvolvimento tecnológico, ensino e extensão em diferentes áreas, com vistas aos propósitos contemplados nas três linhas de pesquisa. O PPGCTRA desenvolve pesquisas que estão inseridas na área de concentração Desenvolvimento Científico de Recursos Amazônicos. A área congrega atividades de ensino de pós-graduação e pesquisa que visam o desenvolvimento, aprimoramento e transferência de conhecimentos técnico-científicos em torno de diferentes aspectos relacionados aos recursos naturais Amazônicos, particularmente: manejo sustentável de recursos vegetais e animais; melhoramento genético; remediação de ambientes impactados; obtenção e caracterização de substâncias bioativas; métodos de controle de qualidade de insumos; desenvolvimento rural e sustentabilidade socioambiental. Nesse contexto, o PPGCTRA tem como objetivo intensificar as pesquisas na região do Médio Amazonas e no Estado do Amazonas.

Linha de pesquisa 1: Agrobioenergia, análise e manejo de recursos amazônicos.

Descrição: Desenvolver, aprimorar e transferir conhecimentos técnico-científicos em torno da produção de culturas bioenergéticas e recursos pesqueiros adaptados à região Amazônica.

Docentes: 

Prof. Dr. Geraldo José Nascimento de Vasconcelos

Prof. Dr. Louri Klemann Jr.

Prof. Dr. Noédson de Jesus Beltrão Machado

Prof. Dr. Rafael Yutaka Kuradomi

Prof. Dr. Tiago Viana Costa

 

Linha de pesquisa 2: Prospecção química, biológica e desenvolvimento de substâncias bioativas.

Descrição: Visa o isolamento, avaliação química, biológica e elucidação estrutural de substâncias da região Amazônica e o desenvolvimento de métodos de controle de qualidade de insumos de interesse tecnológico.

Docentes: 

Profa. Dra. Dominique Fernandes de Moura do Carmo

Prof. Dr. Elson Almeida De Souza

Prof. Dr. Geone Maia Corrêa

Prof. Dr. Paulo José de Sousa Maia

 

Linha de pesquisa 3: Recursos amazônicos e desenvolvimento socioambiental.
Descrição: Conhecer os processos socioambientais da Amazônia para o desenvolvimento de tecnologias que garantam a sustentabilidade dos agroecossistemas e o desenvolvimento socioeconômico das áreas rurais da região.

Docentes: 

Profa. Dra. Marília Gabriela Gondim Rezende

Prof. Dr. Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês

Prof. Dr. Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade

 
 
 
 
Fim do conteúdo da página