Perguntas e respostas

• Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2024, 16h59
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 17h01

O que é matrícula institucional?
Proeg responde: ” Matrícula Institucional é o ato de ingresso na Universidade Federal do Amazonas, é o momento em que o candidato aprovado em Processo Seletivo se torna aluno da Ufam”

O Que é matrícula em disciplinas?
Proeg responde: ” É a matrícula via Portal Ecampus nas disciplinas oferecidas pelas coordenações de cursos”

Como cancelar disciplinas?
Proeg responde: ” O cancelamento de disciplinas pode ser feito durante a 2ª e 3ª inscrição, ou por meio de recurso via Portal Ecampus“

Como solicitar aproveitamento de estudos feitos em outra universidade?
Proeg responde: ” Para solicitar aproveitamento de estudos feita em outra universidade ou instituição de ensino superior o aluno deve autenticar cópias do histórico e das ementas, digitalizar e enviar por meio do Portal Ecampus para coordenação do respectivo curso. Obedecer prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico “

Como solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas na Ufam com o mesmo código?
Proeg responde: “Por meio do Portal Ecampus o aluno solicita transferência de realização de créditos, a inclusão no histórico é feita automaticamente. “

Quais são os Programas Acadêmicos oferecidos para os alunos de graduação?

Proeg responde: “Além das bolsas de pesquisa e de extensão, a Ufam oferta aos alunos da graduação bolsas acadêmicas para os Programas de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Monitoria, Programa de Residência Pedagógica “

Como solicitar declaração?
Proeg respondePor meio do Portal Ecampus é possível obter diversos tipos de declarações. Situações mais específicas devem ser enviadas à Coordenação de Orientação Acadêmcica (COA). Saiba aqui quais são as declarações disponíveis nos Portal Ecampus.

O que é trancamento de disciplinas?
Proeg responde: ” Trancamento de disciplina é o ato de trancar uma ou mais disciplinas durante um semestre. O trancamento de disciplinas é feito por meio do Portal do ECampus e deve ser solicitado de acordo com  calendário acadêmico.”

TRANCAMENTO DE CURSO 2022/2:

Período para o aluno solicitar, diretamente no Portal e-campus

Como solicitar correção de notas e faltas?
Proeg responde: ” As correções de notas e faltas deve ser feita diretamente ao professor da disciplina, de acordo com as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico.”

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Período para o discente solicitar o aproveitamento via E-campus nas funções: Transferência de realização, atividade institucional, artigos científicos, disciplinas optativas e disciplinas obrigatórias. Orientações conforme versão atualizada do Manual do Aproveitamento de Estudos, disponível na página da PROEG.

FINAL DAS AULAS DO PERÍODO LETIVO

Atividades institucionais (PIBIC, PET, Monioria, Programas e Projetos de Extensão, de Pesquisa, e Estágio não obrigatório, vinculados ao Ensino de Graduação e à matriz curricular do curso em que o aluno se encontra matriculado) podem ser aproveitados como carga horária optativa?
Proeg responde: ” Sim. O aluno deve solicitar via e-campus por meio da função aproveitamento de atividade institucional no prazo previsto em portaria e calendário acadêmico. “

Acesso a legislações e resoluções:

Legislação referente ao Ensino de Graduação
Resoluções e deliberações dos Conselhos