Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Últimas Notícias > Engenharia Ambiental e Sanitária - IT020

Engenharia Ambiental e Sanitária - IT020

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 09h13
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 09h10

Curso Engenharia Ambiental e Sanitária

Dados do curso

1. Nome: Engenharia Ambiental e Sanitária
  2. Modalidade de ensino: Bacharelado
  3. Modalidade de oferta: Presencial
  4. Titulação: Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária
  5. Número de vagas oferecidas pelo curso: 50
  6. Forma de ingresso: Sistema de Seleção Unificado (SiSU), Processo Seletivo Contínuo (PSC) e Processo Seletivo para o Interior (PSI)
  7. Turno de funcionamento: Diurno
  8. Tempo de integralização: mínimo de 10 e máximo de 15 semestres letivos
  9. Carga horária: 4000 horas
  10. Local/Endereço de funcionamento: Rodovia AM-010, km 261, Itacoatiara-AM, CEP: 69.109-899 (Campus II) e Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, Tiradentes, Itacoatiara-AM (Campus I)
  11. Atos legais do curso: Resolução CEG/CONSEPE n. 09/2017; Resolução CEG/CONSEPE n. 10/2017; Portaria n. 91/2018; Resolução CEG/CONSEPE n. 41/2023.
  12. Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito de Curso (CC): 3 (CPC) e 4 (CC)
  13. Resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no último triênio: 2 (2017
  14. E-MEC do curso

Histórico do curso

O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel foi criado em 25 de novembro de 2005, por meio da Resolução N°. 021 do Conselho Universitário (CONSUNI), para atender a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara. No ano de 2012 iniciou o curso de graduação em Engenharia Sanitária, sendo que em 2023, o curso teve sua nomenclatura alterada para Engenharia Ambiental e Sanitária.

Perfil do egresso

Sintético:

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do ICET–UFAM tem o objetivo de formar recurso humano qualificado para atuar no setor de saneamento, porém com conhecimento profundo sobre o contexto socioambiental da região Amazônica. O perfil do profissional será voltado para atender as necessidades regionais no setor de saneamento, conciliando o desenvolvimento e a importância da questão ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

Perfil do Profissional (caso seja necessário)

O Art. 3º da Resolução CNE/CES 2, de 24 de abril de 2019 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia estabelece que o Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/ profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem como função principal promover a formação de profissionais com competências e habilidades para:

• Participar da realização de estudos de avaliação ambiental, inventário, diagnóstico e prognóstico; saneamento e saúde pública;
  • Desenvolver estudos de impacto ambiental decorrente da implantação de obras de engenharia, avaliação técnica socioambiental;
  • Estabelecer instrumentos de gerenciamento ambiental;
  • Desenvolver tecnologias voltadas à adequada apropriação de recursos naturais, como reciclagem de materiais, reuso de águas, produção mais limpa e formas alternativas de energia;
  • Estabelecer medidas mitigadoras, corretivas e programas de monitoramento, voltados à análise da eficácia das medidas preventivas e corretivas de impactos ambientais;
  • Desenvolver e atuar na área de obras e projetos de micro e macrodrenagem;
  • Desenvolver e atuar na área de obras e projetos de tratamento e sistema de abastecimento de água;
  • Desenvolver e atuar na área de obras e projetos de esgotamento e tratamento de águas residuárias domésticas e industriais;
  • Desenvolver e atuar na área de obras, projetos e serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos.

Nome e Contato do coordenador

Coordenação:

Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária: Prof. Me Rodrigo Couto Alves. Contato:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice-Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária: Profa. Dra. Mariana Medeiros Batista. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Centro Acadêmico:

Os discentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária são representados pelo Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental e Sanitária (CAESA).

Presidente:  Naedno Augusto Dolzane dos Santos

Vice – Presidente: Ana Flávia da Silva Rodrigues