Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Apresentação

Apresentação ICET

  • Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2024, 10h16
  • Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 11h28
  • Acessos: 586

A interiorização da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Itacoatiara começou a dar seus primeiros passos no ano de 1991, com a instalação do Campus Avançado de Itacoatiara, que desenvolvia capacitação dos professores da rede pública de ensino por meio de contratos e convênios entre a Universidade, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Devido à ausência de prédio próprio o Campus Avançado utilizava-se da infraestrutura de prédios públicos locais, este modelo perdurou durante anos e formou várias turmas dos cursos de Pedagogia, Geografia, História, Ciências Naturais, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Administração.

O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel foi criado em 25 de novembro de 2005, por meio da Resolução N°. 021 do Conselho Universitário (CONSUNI), para atender a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara.

No ano de 2006, com a Resolução N°. 24 do CONSUNI, foi criada a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara, para atuar nas áreas de ciências exatas e tecnologia, inicialmente com seis cursos: os Bacharelado em Engenharia de Produção, Química Industrial, Ciências Farmacêuticas, Sistemas de Informações e as Licenciaturas duplas em Ciências: Matemática e Física e Ciências: Química e Biologia.

Já em 2007, a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara passa a chamar-se Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), criado no âmbito do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior tem como objetivos formar cidadãos qualificados e gerar conhecimento científico e tecnológico nas áreas prioritárias de tecnologia, educação e saúde, contribuindo para o desenvolvimento do interior do estado.

Inicialmente a estrutura do ICET compunha-se de uma área construída de aproximadamente 648 m2 localizada em terreno urbano de 18.145,62 m2 que foi doado pelo empresário Moysés Israel, situado na Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863 no bairro de Tiradentes, nela estavam distribuídas quatro salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, dois banheiros e uma secretaria/diretoria que atendia a demanda de 300 alunos matriculados nos 6 cursos já citados (Atual Bloco B).

                     No ano de 2009, foram construídos mais 4 prédios compondo a estrutura atual do Instituto. Hoje a área construída perfaz aproximadamente 10.807 m2, divididos em um prédio de 3.162,72 m2, que abriga 25 salas de aula, auditório com 210 lugares, sala de reprografia, cantina e área de convivência (Bloco A); um prédio de 3.165,72 m2 que abriga laboratórios de farmácia, química, biologia, física, matemática, informática, e ensino de ciências (Bloco D); um prédio de 3.162,72 m2, que abriga uma biblioteca com cerca de 13.000 volumes e salão de leitura, as coordenações de curso e salas de professores (Bloco E); um prédio de 1.134 m2 que exclusivamente abriga laboratórios de engenharias (Bloco C), além do prédio antigo destinado à direção, coordenação administrativa, protocolo, almoxarifado e apoio à comunidade acadêmica, com 152,35 m2 (Bloco F).

 

Em 2010, foi aprovada a criação do curso de Engenharia de Software destinado a fornecer mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, computadores, telefones celulares e outros.

No ano de 2012 iniciaram os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Agronomia e o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, em nível de mestrado e de caráter multidisciplinar, com ênfase nas áreas de bioenergia e manejo de recursos amazônicos, prospecção química, biológica e desenvolvimento de substâncias bioativas e estudos teóricos e computacionais em física e/ou química.

No final do ano de 2013, a Residência Universitária do ICET “Josenita de Oliveira Alves” começou a ser construída e foi entregue aos gestores do Instituto em 2017. Localizado na Rua Vereador Adolfo Olímpio, esquina com a Av. Mário Andreazza, o edifício com quatro pavimentos, dotado de elevador, totaliza 120 leitos mobiliados para atender as necessidades básicas dos residentes. Cada apartamento, com cozinha, banheiro e lavanderia individualizados é distribuído para até quatro pessoas. Somada a área de lazer, salão de estudos, estacionamento, chega-se a 2.400 m2 de área construída. O terreno onde está localizado a Residência Universitária foi objeto de doação efetuada pelo município de Itacoatiara, nas representações dos poderes Executivo e Legislativo municipais, no ano de 2010, com o fim social de se construir a morada acadêmica.

Atualmente, a Universidade Federal do Amazonas, por intermédio do Programa Nacional de Assistência Estudantil do Ministério da Educação – PNAES, tem dado suporte com o Auxílio RUNI no valor de R$ 200,00 para cada um dos 120 estudantes beneficiários do programa.

Ainda em 2012, a Prefeitura Municipal de Itacoatiara doou um terreno com área de 40 hectares, localizado às margens da Rodovia AM 010, no KM 260 (MAO-ITA), onde a unidade se encontra em plena consolidação e expansão da Universidade Federal do Amazonas no município de Itacoatiara, com a construção do Campus Prof. Anilton de Souza Filho.

Em obras desde 2014, o novo Campus do ICET permitirá a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação com infraestrutura educacional. Com a entrega em 18 de dezembro de 2020, são mais 4.454,56mde área construída para o Instituto.

A nova estrutura segue o padrão arquitetônico dos demais prédios dos campi do interior e do setor Sul do campus – sede da Ufam. Possui três pavimentos, além do térreo, que abrigam oito salas de aula, laboratórios de ensino nas áreas de Engenharia Sanitária e Agronomia e laboratórios de pesquisa da pós-graduação, laboratório de informática, biblioteca, setor administrativo, sala de reunião, 30 salas de professores, subestação, estacionamento para 120 veículos e estação de tratamento de esgoto.

Atualmente, o Instituto de Ciências Extas e Tecnologia (ICET/UFAM) possui mais de 18.000m2 somando todas as suas dependências, garantido à comunidade acadêmica estrutura necessária para excelentes desempenhos no Ensino, Pesquisa e Extensão. Toda essa estrutura credencia, ainda, o Instituto como a maior unidade da Universidade Federal do Amazonas no interior em área construída e que possui o maior quantitativo de cursos ofertados.

Fim do conteúdo da página