Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Vem pro icet

ICET/UFAM recebe Caravana Iaraçu rumo à COP-30 com programação científico-cultural

  • Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2025, 17h40
  • Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2025, 17h45
  • Acessos: 20
imagem sem descrição.

A Caravana Iaraçu – Expedição Científico-Cultural rumo à COP-30, realizou sua primeira parada no município de Itacoatiara- Am no dia 28 de outubro. A iniciativa, fruto de cooperação científica entre Brasil e França, segue pelo rio Amazonas em direção a Belém/PA, onde ocorrerá a COP-30 em 2025. Ela tem como objetivo promover ciência, cultura e diálogo com comunidades amazônicas, reunindo pesquisadores, estudantes e instituições brasileiras e internacionais.

A caravana foi recepcionada com uma mostra pedagógica dos alunos do PIBID do curso de Pedagogia, que apresentaram materiais didáticos desenvolvidos ao longo do ano, com apoio dos professores Profa. Dra. Flávia Santos e Prof. Dr. Fabrício Valentim. A ação destacou a criatividade e o compromisso dos futuros docentes com uma educação amazônica contextualizada.

Durante a passagem pelo Instituto de Ciências e Tecnologia - ICET, os participantes acompanharam a palestra “Rios Amazônicos: que futuro daremos a eles?”, proferida pelo Prof. Dr. Naziano Pantoja Filizola Júnior, professor da UFAM  que trouxe reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas no regime fluvial dos rios, destacando desafios ambientais e sociais que afetam diretamente a região e a importância de uma gestão participativa na governança de territórios.

A programação também contou com o Museu Itinerante de Geociências, aproximando o público de temas científicos ligados à biodiversidade e aos processos naturais da Amazônia.

Outro destaque foi o diálogo com a presidente da CAPES, Profa. Dra. Denise Pires de Carvalho, que enfatizou a relevância do PIBID e das políticas de formação docente para o fortalecimento da educação básica. Em sua fala, também ressaltou o caráter integrado da expedição:

“Esta é uma iniciativa que une ciência, tecnologia e troca de saberes com as populações ao longo da jornada fluvial. Estamos interagindo com universidades, estudantes, pesquisadores e comunidades ribeirinhas para compreender os impactos ambientais e as mudanças climáticas nesta região tão importante para o mundo.”

Estavam presentes também a Reitora da UFAM, Profa. Dra. Tanara Lauschner, o Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e a Coordenadora do Institut de Recherche pour le Développement -IRD- da França, Valerie Verdier, que ressaltou a importância do olhar da juventude e dos conhecimentos ancestrais do território da região amazônica na luta por políticas públicas para impedir mudanças climáticas.

A passagem da Caravana Iaraçu pelo ICET/UFAM simboliza o compromisso da Universidade com a sustentabilidade, a produção científica e a formação cidadã, contribuindo para preparar estudantes e pesquisadores amazônidas para o protagonismo nos debates da COP-30.

Fim do conteúdo da página